Polos - Vitória - Ciclos

1º Ciclo - Vitória

A Comunidade da Construção de Vitória foi lançada em maio de 2002 com o projeto Racionalização de Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa. A primeira reunião dos integrantes ocorreu em julho do mesmo ano, quando foi constituído o conselho e escolhida a Obra Emblemática. De seu 1º ciclo de atividades participaram 12 importantes construtoras de Vitória, todas certificadas pela ISO 9001 ou pelo PBQP-H, ou em processo de obtenção de certificação.

O programa Obra Emblemática teve início em março de 2003. A obra escolhida foi o edifício residencial Rio Tietê, de 15 pavimentos e 8697 metros quadrados de área construída. À época da escolha, o projeto estava em fase de detalhamento. Porém, a construtora reabriu o projeto, permitindo o intercâmbio de informações entre sua equipe e a Comunidade com o objetivo de rever pontos que poderiam se reverter em melhorias nos índices de qualidade e de produtividade.

O tema trabalhado no 1º Ciclo do Programa de Melhorias foi Revestimento, apontado pelo diagnóstico inicial como um dos pontos que mereciam mais atenção das empresas locais, em razão de patologias observadas nas fachadas.

As atividades do 1º Ciclo incluíram a realização dos cursos Controle Tecnológico, Gestão de Revestimento e Revestimento de Fachada - Aplicadores de Revestimento Cerâmico. Também foram elaborados os projetos de revestimento de fachadas para os edifícios Royal Light, da Construtora Lorenge, e Acauã, da Morar Construtora. Essas ações tiveram continuidade no 2º Ciclo com os cursos de Revestimento de Fachada - Aplicadores de Revestimento em Argamassa e com o acompanhamento das obras de execução das fachadas dos edifícios Royal Light e Acauã.