Polos - Porto Alegre - Ciclos

3º Ciclo - Porto Alegre

As grandes linhas de atuação da Comunidade de Porto Alegre, no 3º Ciclo, concentraram-se em três sistemas à base de cimento: Estruturas de Concreto Moldado in Loco , Alvenaria com Blocos de Concreto (Vedação e Estrutural) e Revestimento de Argamassa. Eles foram tratados por grupos de interesse dentro do polo, e de acordo com as fases de obra das construtoras envolvidas, durante um período de 10 meses, de novembro de 2007 a setembro de 2008.

O tema Estruturas de Concreto abordou trabalhos em pisos de concreto, tecnologia de concreto e curso de projeto de fôrmas e escoramento. O concreto de alto-desempenho (CAD) foi outro dos temas trabalhados. Uma das novidades deste ciclo foi a introdução da Alvenaria de Vedação e Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto. O foco foram as ações ligadas às questões de encunhamento de alvenarias (interface com a estrutura de concreto), estudos comparativos de alvenarias de vedação de blocos de concreto perante blocos cerâmicos e execução de alvenarias estruturais de blocos de concreto.

O Revestimento de Argamassa continuou em pauta. Com a conclusão dos trabalhos realizados no 1º e 2º ciclos, os trabalhos se basearam em estudos e aplicações práticas de argamassas com relação ao encunhamento de alvenarias e a 2ª edição do Curso de Projetos de Revestimentos, sucesso no 1º ciclo.