Polos - Porto Alegre - Ciclos

2º Ciclo - Porto Alegre

Os trabalhos do 2º Ciclo encerraram-se em agosto de 2007 e envolveram o Programa de Melhorias, que buscou a melhor capacitação dos participantes em Revestimentos de Argamassa, além de ações na área de Concreto Autoadensável. Foram 12 meses de trabalho, que resultaram em grande sinergia entre os participantes, disponibilizando para as empresas e profissionais informações antes inexistentes.

No 2º Ciclo do Programa de Melhorias, procedeu-se inicialmente a implantação de oportunidades identificadas no 1º ciclo sobre revestimentos em argamassa, e decidiu-se desenvolver um estudo de caso prático para avaliar e comparar a produção de revestimentos de fachada com Aplicação Mecânica x Manual. Além disso, a Comunidade desenvolveu um Projeto Especial intitulado “Oportunidades na Produção de Estruturas de Concreto Armado com o Concreto Autoadensável”.

Ações desenvolvidas:
• Desenvolvimento de estudo comparativo sobre a produção de revestimentos de fachada com aplicação mecânica versus manual.
• Avaliação de problemas e oportunidades de melhoria no processo de produção de revestimentos de fachada em argamassa, incluido as etapas de diagnóstico, implementação de melhorias e reavaliação.
• Elaboração de projeto de produção de revestimentos de fachada à base de argamassa.
• Desenvolvimento de um projeto especial para avaliar oportunidades na produção de estruturas de concreto armado com concreto Auto-adensável (CAA).

Por meio de cursos, palestras, treinamentos e visitas a canteiros de obras e intercâmbios com outros polos foi alcançado o objetivo de difundir conhecimento técnico para evitar patologias e melhorar o desempenho dos sistemas construtivos à base de cimento trabalhados. As ações da Comunidade também tiveram papel decisivo na percepção do mercado para a importância de mudanças culturais em prol da melhoria da qualidade e da produtividade em todas as etapas das obras.