Programas

O movimento Comunidade da Construção organiza-se por temas do conhecimento (sistemas construtivos à base de cimento) e localidades (polos). Os temas são acompanhados em ciclos de atividades que duram de 12 a 24 meses.

Sistemas construtivos à base de cimento

Sistemas construtivos à base de cimento

Em cada ciclo, o polo segue um dos programas metodológicos oferecidos, desenvolvendo atividades de aprimoramento técnico e gerencial relacionadas ao sistema escolhido. Os custos são partilhados pelas organizações participantes de cada ciclo. Essas atividades envolvem:

  • Estudos técnicos
  • Participação em cursos, palestras e seminários
  • Intercâmbios técnicos
  • Acompanhamento de obras
  • Consultorias
Conheça alguns programas

Os trabalhos do movimento apoiam-se em alguns pilares que sustentam o desenvolvimento das empresas:

Capacitação Uma das diretrizes mais importantes da Comunidade é preparar o meio técnico e a mão de obra para que dominem as ferramentas necessárias para melhorar o potencial de uso dos sistemas construtivos à base de cimento. Por isso, os programas envolvem a oferta de cursos e seminários alinhados com os temas escolhidos.
Boas Práticas e Ativos As ações têm total identificação com as necessidades do mercado. O resultado é a geração de produtos e ferramentas técnicas e gerenciais baseadas em boas práticas de engenharia e a troca efetiva de experiências.
Presença nas obras O trabalho de cada ciclo reflete-se em conquistas reais: construir com mais qualidade, produtividade e economia. A Comunidade promove regularmente ações de benchmarking e desde 2002 acompanhou ou monitorou com indicadores a construção de mais de 30 edifícios.
Inovação O mercado é dinâmico e exige novas tecnologias, como é o caso do sistema construtivo Parede de Concreto. Essa tecnologia, hoje popular no Brasil, demandou viagens de intercâmbio técnico, pesquisas, realização de ensaios e geração de recomendações e normas técnicas por parte da Comunidade.

Resultados que chegam ao canteiro

Perdas de materiais em edifício monitorado pela Comunidade*

Insumos Obra monitorada Média nacional
Blocos de concreto 2% 17%
Argamassa 6% 115%
Produtividade 0,84% homem / hora / m2 Similar

* Ed. Aroeira, Condomínio Sítio Donini, Recife (Construtora Conic Souza Filho)

Economia

5% do custo total da obra!