Boas Práticas

Boas
Práticas

Conheça os procedimentos técnicos que garantem os melhores
resultados no uso dos sistemas construtivos à base de cimento.

Sempre é possível fazer mais e melhor. Selecione abaixo um sistema construtivo e veja como obter maior desempenho em suas obras pelo emprego correto de boas práticas de projeto e execução.

Escolha do concreto adequado

Sistema Construtivo: Parede de Concreto
Atividade: Especificação de materiais
Objetivo da Prática: Estudar e escolher o tipo de concreto adequado levando em consideração o projeto estrutural, as características do empreendimento, a geometria das fôrmas e os custos do processo.

Recursos necessários:  Projeto estrutural
 Projeto de fôrmas
 Traços e custos dos tipos de concreto

Procedimentos: A escolha do tipo de concreto a ser utilizado depende de vários fatores, inclusive de disponibilidade de fornecimento e viabilidade técnica e econômica. O estudo de viabilidade econômica dos vários tipos de concreto deve levar em conta todos os custos de cada opção.

O concreto autoadensável, quando viável, é a melhor opção técnica para paredes de concreto. Como é sabido, as espessuras de paredes e lajes nesse sistema são muito pequenas, dificultando o lançamento e a vibração do material nas fôrmas.

O concreto autoadensável possui dois atributos relevantes: a sua aplicação é muito rápida, feita por bombeamento, e a mistura é extremamente plástica, dispensando o uso de vibradores. Eliminam-se problemas de segregação do material e custos de retrabalhos tais como serviços de estucagem.

Resultado:  Rapidez no lançamento do concreto
 Elimina os serviços de vibração e adensamento do concreto
 Elimina a segregação do material
 Evita o aparecimento de falhas de concretagem
 Torna a mistura do concreto nas paredes mais homogênea
 Melhora da qualidade superficial dos elementos estruturais